Nas Olimpíadas, você já deve ter notado os penteados das ginastas, aparentemente sempre bem puxados para trás em coques ou rabos de cavalo, mantendo os fios no lugar durante as apresentações.
Embora prático e esteticamente alinhado com o esporte, esses penteados frequentes e apertados podem causar sérios problemas à saúde capilar, como a alopecia por tração.
O que é alopecia por tração?
É a perda de cabelo causada pelo estresse constante, como dos penteados apertados, que podem danificar os folículos capilares, levando à quebra e até à perda permanente dos fios.
Nas fases iniciais, ocorre um desconforto na região, que fica avermelhada, com escamas e pontos de pus. À medida que a condição evolui, o volume e o tamanho dos fios diminuem, inclusive algumas áreas o cabelo podem parar de crescer.
Se o estímulo não for interrompido e a alopecia não for tratada, pode causar perda permanente de cabelo. Em casos graves, a única solução pode ser o transplante capilar.
O diagnóstico precoce é fundamental!
Tricologistas podem identificar os sinais iniciais e recomendar mudanças nos hábitos de penteado, além de tratamentos para recuperar os folículos capilares danificados.
Consulte um especialista para cuidar da saúde capilar e prevenir danos a longo prazo.
Importante: não podemos afirmar com certeza que essas ginastas têm alopecia por tração, pois seria necessário uma avaliação para identificar esse problema.