O principal fator que diferencia a queda da calvície é se cada fio que cai está sendo substituído por um novo ou não.

Vamos entender:
Quando um fio cai, em um couro cabeludo saudável, novos fios começam a nascer a partir daquele mesmo folículo. Mas no caso da calvície, os fios perdidos não são substituídos na mesma velocidade por novos fios, o que origina as falhas na cabeça e diminuição do volume.
Indivíduos adultos perdem, em média, de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Portanto, se você está detectando uma pequena queda, saiba que isso é totalmente normal!
Quando preciso ficar em alerta?
Quando esse volume passa de 100 fios (em média). Então, é necessário investigar as causas dessa queda, que pode estar associada a diversos fatores, como:
Queda de cabelo
Pode ser causada por fatores como estresse, dieta inadequada, alterações hormonais, medicamentos ou condições médicas temporárias, como pós-parto. Geralmente ocorre de forma difusa, com perda de cabelo em várias áreas do couro cabeludo. Pode ser observada uma quantidade maior de fios no travesseiro, escova ou durante o banho.
Calvície
Está relacionada, principalmente, a desequilíbrios hormonais e tendências genéticas. Ocorre a queda, porém muitos fios não são renovados, além de ter um afinamento do cabelo. Isso ocorre de forma progressiva e, em casos avançados, geram espaços no couro cabelo por falta de cabelos, as conhecidas “entradas”.
É fundamental que você procure ajuda de um especialista em saúde capilar, pois, apesar de alguns casos, o tratamento ser com mudanças na dieta, redução de estresse e uso de suplementos, em outros casos, pode ser necessário estimular, tratar algumas especificidades capilares ou até mesmo fazer transplante capilar, se tiver indicação para tal.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), metade dos homens terá calvície até os 50 anos de idade. Já as mulheres, a estimativa é de 30% de acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).
Consulte nossos especialistas para obter um plano de tratamento adequado e personalizado!