top of page

Fungos X Saúde Capilar

Sabia que o couro cabeludo é uma das regiões mais propícias ao aparecimento de fungos? No entanto, esses microrganismos podem desencadear diversos problemas, como coceira, descamação e até mesmo queda de cabelo.


Por isso, separei algumas orientações para você se precaver e garantir que seus fios se mantenham sempre saudáveis.  


1 Comece pela correta higiene do couro cabeludo


Sempre lave os cabelos com regularidade com produtos específicos para o seu tipo de cabelo e, durante a lavagem, massageie o couro cabeludo. Lembra que dissemos que massagear o couro cabeludo é só na hora do shampoo, né?! Ajuda a retirar o excesso de oleosidade e impurezas, compactado a proliferação desses fungos.


2 Compartilhar itens pessoais


Além disso, evite compartilhar pentes, escovas, bonés e outros objetos de uso pessoal, uma vez que eles podem ser transmissores de fungos.


3 Produtos químicos


E claro, é preciso evitar o uso excessivo de produtos químicos como tinturas e alisamentos.

O uso excessivo de produtos químicos pode enfraquecer o couro cabeludo, deixando-o mais suscetível à infecção fúngica.

4 Deixe o couro cabeludo respirar


Evite usar chapéus, bonés e demais acessórios (sem necessidade) que impeçam a passagem de ar para a região, pois pode tornar a região úmida e dando condições para os fungos crescerem. E opte por penteados mais soltos e naturais, permitindo também que o ar possa passar.


5 Alimentação


Evite alimentos inflamatórios como glúten, açúcar branco, refrigerante, entre outros, pois eles podem desencadear uma inflamação no intestino e, assim, gerar fungos também no couro cabeludo.


6 Estresse


Sei que você já sabe, mas o óbvio precisa ser dito. O estresse inflama o nosso organismo e, além de causar queda de cabelo devido ao processo inflamatório, ele pode causar também fungos.


Caso perceba sintomas como coceira persistente, vermelhidão ou descamação no couro cabeludo, é essencial procurar uma Tricologista. Somente uma profissional poderá diagnosticar corretamente a presença de fungos e indicar o tratamento adequado e específico para o seu caso.


Cuide da saúde do seu couro cabeludo e mantenha seus fios sempre radiantes! Sua saúde capilar agradece!

bottom of page